Uma marca Blendpaper

certificações ambientais fábrica de Salto

As certificações ambientais são fundamentais em nosso dia a dia

Por Caique Luiz Maciel

A Blendpaper possui diversas certificações todas em sua última versão, são elas ISO 9001:2015, para Gestão de Qualidade, ISO 14001:2015, para Gestão Ambiental, ISO 45001:20018 (antiga OHSAS 18001:2007), para Saúde e Segurança ocupacional além de possuir certificação FSC® para Cadeia de Custódia, essas certificações, de um modo geral, são oportunidades de revisão, aprendizado, correções de rota e melhorias de processos internos, que podem trazer diversas vantagens para a empresa, seus funcionários e meio ambiente interno e externo.

As Normas ISO são responsáveis pela geração de diretrizes para uma gestão eficiente, e a através delas que é possível se adequar às legislações vigentes, ao nível nacional e internacional. Além de criar um ambiente sustentável, que propicia uma valorização dos produtos ou serviços da organização.

Estabelecidas pela organização de mesmo nome as ISO (sigla para International Organization for Standardization, ou em português Organização Internacional para Padronização), são responsáveis por determinar padrões para implantação de sistema de qualidade, meio ambiente e saúde e segurança ocupacional, e têm por objetivo a padronização de normas de conduta, implementação de soluções, entre outras questões que elevam o patamar da empresa ao nível internacional.

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) instituição filiada à ISO, que é responsável por estabelece uma série de normas técnicas para a padronização de produtos, serviços, processos e outros pontos que permitam comprovar o cumprimento dos requisitos internacionais.

Por sua vez, a FSC® – Cadeia de Custódia é a certificação que atesta o caminho feito pelas matérias-primas, materiais processados, produtos acabados, e coprodutos da floresta até o consumidor ou desde o ponto de recuperação (no caso de materiais reciclados/recuperados) até o consumidor, incluindo cada estágio de processamento, transformação, manufatura, armazenamento e transporte, de forma que a evolução até o próximo estágio da cadeia de suprimento implica em mudança de propriedade (posse e guarda independente) dos materiais ou produtos.

A Blendpaper, é certificada pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) como um empreendimento de Cadeia de Custódia FSC® (Forest Stewardship Council® – Conselho de Manejo Florestal), e utiliza apenas matéria-prima (madeira) originárias de florestas plantadas, sendo essa certificadas FSC, de origem controlada e reciclada, na fabricação de seus produtos, que são considerados de Fontes Mistas.


Caique Luiz Maciel

Analista de Meio Ambiente Junior e Auditor Interno da ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e ISO 45001:2018, graduado em Engenharia Ambiental, atua na área de Segurança e Meio Ambiente na Blendpaper desde 2018.